Desenho Vetorial. O que é?

Flor de pelargônia ou Gerânio

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Geraniales
Família: Geraniaceae

O desenho vetorial consiste no uso de primícias geométricas (pontos, linhas, curvas e formas ou polígonos) as quais são baseadas em expressões matemáticas para representar imagens em computação gráfica. Os desenhos vetoriais são calculados sobre vetores ou caminhos, que transitam em locais chamados pontos de controle (nós).
Cada um possui uma posição definida nos eixos x e y do plano de trabalho e determinam a direção do caminho.

Pode ser atribuído uma cor de traço, forma, espessura e preenchimento a cada um e estes recursos ou propriedades não aumentam o tamanho dos arquivos de desenho vetorial de maneira substancial porque uma vez que todas as informações residem na estrutura do documento, somente o que descreve o vetor deve ser desenhado. Diferente das imagens chamadas mapa de bits ou raster que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores.

O arquivo SVG por serem baseados nos vetores, são gráficos geralmente mais leves e ocupam menos espaço em mídias de armazenamento. Eles não perdem qualidade ao serem ampliados já que as funções matemáticas adequam-se facilmente à escala, o que não ocorre com gráficos raster, que utilizam métodos de interpolação na tentativa de preservar a qualidade.

Uma das vantagens do desenho vetorial é a possibilidade de isolar objetos e zonas, tratando-as de forma independente. Existe um tipo especial de imagem, gerada por computador, que mistura os conceitos de ambos tipos: o cálculo matemático escalonado por natureza e imagem raster: as fractais. Este é o formato é classificado como SVG.

Deixe um comentário