Diferenças e semelhanças entre o Design e o Marketing

Você pode não saber, mas, existe uma estreita relação entre o marketing e o design.
Entendidos como processos de construção numa empresa, ambos têm ferramentas muito semelhantes no que diz respeito à compreensão das necessidades dos clientes. Também podemos dizer que voltados ao que diz respeito  ao projeto quanto ao ambiente.
A situação e o potencial do consumidor pretendido, tornou a relação entre design e marketing uma concorrência onde o cliente acaba ganhando, devido às variedades de produtos com linhas e funcionalidades eficazes, ou não _ que é o que move esta acirrada disputa pelo espaço no mercado. Se um produto é bonito, mas não é projetado com eficiência quanto a sua funcionalidade, ele perde espaço para o que é melhor pensado e elaborado.
No marketing, os chamados 4Ps, estabeleceram ao longo do tempo, um conjunto de quatro palavras-chave que define seu campo de atuação e suas preocupações principais: , produto, praça, preço e promoção.
Esses 4 Ps (quatro pês) tem uma profunda relação com o design centrado no usuário, que podemos explorar da seguinte forma: quanto ao produto ou serviço, quanto ao design e quanto ao marketing. Estes se preocupam em produzir algo que atenda às necessidades funcionais e emocionais dos seus consumidores.
Embutindo características no produto ou serviço que contribuam para essa identificação do cliente com a empresa, quanto ao preço _ enquanto o marketing agrega o interesse da empresa no lucro com a faixa de compra do público-alvo _ é competência do design refletir as características de preço na forma física do produto, em sua embalagem e em sua apresentação como um todo, além de preocupar-se com a maneira como será produzido, vendido, consumido e descartado.
Quanto à praça, o marketing e o design se combinam para compreender os fluxos de potenciais clientes por ambiente e suas características, aproveitando-se da dinâmica própria daquele local para melhor atrair a atenção e converter o interesse dos consumidores em vendas reais; por fim, quanto à promoção, temos marketing e design juntos como elaboradores de estratégias de fidelização de clientes, de obtenção de novos compradores, de divulgação da empresa e formação de sua imagem no mercado e, especificamente, vemos o design mais do nunca como ferramenta de produção de peças gráficas para propaganda de determinado produto ou serviço. O design é popularmente visto como atuante somente na última atividade citada, o que leva a uma compreensão simplória da atividade de design.
Da mesma forma, o marketing passou a ser visto simplesmente como propaganda e muitas vezes  como uma falsa propaganda, o que não tiro a razão dos consumidores, ainda mais como quando trabalho em análise de produtos X clientes, uma área do SAC das empresas fabricantes e prestadoras de serviço, enquanto esta é apenas uma de suas ferramentas de atuação.
A partir dos 4 Ps citados, o marketing estabeleceu como resultado de suas ações, outras cinco características que foram denominadas 5 Cs que são: o cliente, a companhia, concorrentes, colaboradores e o contexto. Tudo C.
 O marketing e o design centrado no usuário compartilham estratégias. É função básica tanto do marketing quanto do design compreender todas essas dimensões da relação produto  cliente, cuidar da produção e levar em pauta quando há elaboração de planos de venda ou de projetos de produtos. É essencial levantar dados sobre os 5 Cs e refletir sobre suas conclusões no projeto de produtos e serviços, em conjunto, objetivando uma boa relação entre empresa, produto e clientes. A integração entre marketing e design é essencial para que a empresa atinja seus objetivos, quanto ao sucesso e ao lucro.

Anos 40, propaganda do Kolynos, creme dental.

Deixe um comentário