Origens da Computação Gráfica

Você sabia?

O Whirlwind I desenvolvido pelo MIT, foi o primeiro computador a possuir recursos gráficos de visualização de dados numéricos. A Computação Gráfica está em quase todas as áreas de trabalho ou entretenimento humanos, desde a sua cozinha, passando pelos games, projetos de segurança, ferramentas de agropecuária, indústrias de diversos segmentos, projetos espaciais, e até a medicina, para citar algumas das suas utilizações.

O Whirlwind (ou furacão) foi desenvolvido em 1950 com finalidades acadêmicas, mas obviamente com objetivos militares pois logo em seguida o comando de defesa aérea dos EUA desenvolveu um sistema de monitoramento e controle de vôos, o SAGE – Semi-Automatic Ground Enviroment.
Este equipamento, convertia os dados capturados pelo radar, em imagens tendo um tubo de raios catódicos no qual o usuário podia interagir, apontando na tela com uma caneta ótica. Como se vê, a tecnologia que vemos hoje, foi a continuação de projetos do passado que foram aprimorando-se e popularizando-se aos nossos dias.

Ivan Edward Shutterland, norte americano, cientista da computação gráfica, em 1962 já usava o Sketchpad, o que seria hoje um “app”, ou aplicação gráfica inovadora. e em 1968 desenvolveu o Head Mounted Display. Foi premiado em 2012 com o Prêmio Kyoto por realizações pioneiras no desenvolvimento da computação gráfica e interfaces interativas, ou seja foi um dos pioneiros da Internet.

ResearchGate Net

Deixe um comentário