A Arte e a Matemática andam juntas

A Matemática está associada à Arte sim, desde os tempos primórdios.
Para se criar qualquer coisa, ainda que, por exemplo, num desenho aleatório, este desenho tem medidas, tem curvas ou retas, e medidas com noções de Geometria, o que conclui-se seguramente que há uma homogênea relação entre a Matemática e  a Arte. 
Os desenhos proporcionados pelo cálculo matemático num espirógrafo, por exemplo, é uma prova disso. E não necessariamente estes desenhos são iguais. Até mesmo um desenho aleatório, à mão livre, sem simetria, tem matemática! O que me motiva com a arte é examinar depois, os meus sketches e desenhos livres, e ver que mesmo neles, sem a preocupação simétrica, eles têm Matemática!  
 Para os que apreciam as duas ciências, e para os artistas e estudantes, a Matemática e a Arte tornam-se divertidas. E constituem-se em uma maneira de levar o estudante ou artista a ver a Matemática como uma Obra Divina, pois como é certo dizer, Deus é um Artista e É um Matemático. Tudo teve um projeto e este projeto não foi desenvolvido e construído pelo Homem. A Natureza tem arte e tem um projeto matemático, mas não foi o Homem quem os criou. Descobrir a matemática na arte é uma atividade muito interessante! Leonardo da Vinci, certamente, gostava disso.

Deixe um comentário