Cuidados ao fazer download

Alguns aplicativos nada mais ou menos são do que espiões, ou seja malwares ou são vírus que impedem o bom funcionamento do aparelho, além de roubar dados de privacidade. Segundo o Google, em relação aos apps da loja Google Play, por exemplo, a empresa retirou de cena inúmeros apps que foram denunciados por usuários.

Alguns baixamos por julgar necessários ao aparelho, mas, na realidade, não servem para nada. A benfeitoria é ilusória. A coisa está crescendo de tal forma que iniciou uma guerra entre usuários, consumidores de aparelhos que dependem do Google e de outras plataformas, que são impostas ao consumidor.

Alguns aparelhos, repare, se desejar desvincular qualquer acesso do fabricante ou plataforma, provedor de serviços que você não pediu, não, você não consegue. E com o aumento da invasão de privacidade, dados violados e enxurrada de empresas que se apoderam ilegalmente dos dados alheios, uma revolta tem sido sentida no mundo da web. E com razão de ser.

O resultado dessa invasão, por microfones, câmeras, assistentes virtuais, chats, conferências, e aplicativos, nativos ou não nos aparelhos, é que alguns impérios estão começando a ter rachaduras que podem comprometer a sua existência. Empresas deste tipo de monopólio tem sido questionadas e até processadas, algumas delas, por mais outras razões, como redes sociais e outras que tem nos bastidores estas mesmas gerenciadoras de dados, começam a receber avisos de governantes mundiais que desejam banir ou acabar com seus negócios de vez.

No caso das redes, podemos citar o recente caso envolvendo a desonestidade e abuso do Facebook, Zoom e outros. E a lista está crescendo. E não vai parar…Nisso tudo, estes simples apps, que você instala no seu celular, computador, tablet ou o que seja, vão abusando de seus poderes, ao ponto do caso virar o “embrulho” que vemos na web, todos os dias, em seus noticiários.

Então, antes de aceitar que tudo é “balela” da ” teoria da conspiração”, abra o olho e fique atento, pois muito disso é real e está acontecendo no mundo todo, a ponto de estressar seriamente governantes dos principais países e de usuários do mundo inteiro já não mais se conter.

Veja alguns exemplos de apps que não servem para nada e ainda podem estar de penetras em seu aparelho:

Apps para durabilidade da bateria.:

Esqueça, eles não tem poder para isso. O que faz a bateria durar é hibernar os aplicativos que consomem mais e parar os processos em segundo plano do mobile.

Apps para aumentar o armazenamento:

Esses apps podem apagar até o que não deve. Esses varredores “absolutos e poderosos” são o que tem de mais enganador. Ou criar uma nuvem com cópia de seus arquivos, que ao desinstalar, sumirá de seu aparelho. A prometida limpeza voraz contra arquivos e fotos duplicadas, raras vezes acontece.

Pode fazer o teste e observar o valor de armazenamento. Ao verificar os dados do cache nas configurações do aparelho, o lixo ainda vai estar lá. Neste caso, clique em limpar ou dados do cache, e ele limpará após seu comando manual.

Apps de segurança de galeria e fotos:

São inúmeros os usuários que reportam perda de material, inutilidade da senha de proteção, e alguns até já venceram processos contra empresas. Há relatos de roubo de material privado como fotos e outros arquivos. Há algum tempo, uma empresa chamada Von Von que promovia um teste de celebridades na rede Facebook, sumiu com a foto de perfil de seus usuários que passaram a viver com aquele ícone azul e branco padrão do perfil. Em alguns casos uma sigla identificadora de perfil falso foi adicionada no EXIF da foto, tendo a mesma sumido do perfil do usuário. O Facebook não resolveu a questão e muitos processaram as duas empresas. A verdade é que quando há muita promessa, desconfie. Verifique a procedência dos apps na aba contato do desenvolverdor e se não houver a transparência de colocar  email, telefone e endereço de contato com localização no mapa mundi, esqueça.

Apps para refrigeração de CPU de celulares:

Vírus aquecem o telefone ou o uso de um carregador inadequado (o fato de ser uma USB de encaixe universal, não quer dizer nada). Evite baixar arquivos com a extensão apk. CPU aquecida? Desligue-o um tempo, ou coloque no modo avião e não o manuseie por uma hora ou mais. Não importa a razão do superaquecimento, não use apps para “resfriar” o aparelho. Tudo o que promete coisas milagrosas, fuja. É fraude ou roubo de privacidade, e isso em quase toda a extensão de países é crime, com penalidades sob suas leis estabelecidas.

Esqueça estes aplicativos de memória RAM. se quiser eliminar arquivos ocultos, vá até configurações > armazenamento > dados em cache > apagar.

Também é bom manter limpo o cache do seu navegador. Vá em histórico > avançado > marque tudo e limpe.

O que puder manter no armazenamento externo ajuda bastante. Assim você não sobrecarrega o seu celular, tornando-o lento.

Cuidado com apps de câmeras, selfies e “beauty”, mudanças e fusão de inteligencia artificial para rostos, uso de digital em telas e tudo o mais.

O mundo está acordando e o barulho que está fazendo é ensurdecedor.

Deixe um comentário