O que é o fenômeno Eta Aquáridas?

 

Nos últimos dias, algumas notícias da área de ciência vêm falando sobre uma chuva de meteoros que pode ser vista a olho nu.
Resumidamente, podemos lhes dar uma ideia principal: a este fenômeno chamamos Eta Aquáridas. Talvez se pergunte:
_ O que são estes meteoros, de onde vêm e por que estão caindo sobre a Terra?

Estes meteoros, são os fragmentos do cometa Halley que passou pela Terra em 1986 e que só retornará ao espaço nas proximidades da Terra por volta do ano 2061 e agora, deixa os últimos resquícios de sua passada anterior em contato com a atmosfera terrestre.
Este fenômeno não é único. Ele acontece todos os anos, na mesma época do ano, quando  a Terra passa pela extenso rastro de detritos deixados pelo  cometa Halley  e que coincide anualmente entre os dias 21 de abril a 12 de maio, período em que estamos no momento. A segunda chuva oriunda desse cometa,  virá em outubro de 2020 e é chamada a  chuva de Orionidas, sim, de Orion, assim como Eta Aquáridas tem este nome por estar na constelação de Aquário,  sendo a sétima estrela e mais brilhante, a Eta Aquarii.

Estes meteoros são rápidos: e eles viajam a 66 quilômetros por segundo na atmosfera da Terra. Muitos poderão vê-la a olho nu. Será possível assistir este fenômeno até o dia 12 de maio.

Para saber mais sobre procedimentos para o espetáculo e entender os fenômenos celestes, e mais curiosidades do universo, é só dar uma olhada no site Apolo 11 ou nos estudos relatados pela NASA.

http://www.apolo11.com
http://www.nasa.gov

Deixe um comentário