Boreal

 

A Aurora Boreal ou Northern Lights é visível a olho nu em alguns países. Costuma ser vista por centenas de pessoas ao entardecer e durante o decorrer da noite. Este fenômeno é visto nos primeiros meses do ano, em janeiro, fevereiro e março, quando a neve firmou presença e o céu já está limpo no Hemisfério Norte.

A Aurora Boreal algumas vezes é vista no período do outono, nos meses de setembro e outubro. Uma paleta de cores maravilhosa, privilégio dos que vivem nos países da Dinamarca, Noruega, Suécia, Groenlândia, Canadá, Finlândia, Escócia, Rússia, Islândia e no Alasca.

A camadas da atmosfera que sofre a  ionização da radiação solar ou ionosfera é a mais afetada pelos campos magnéticos. O Sol , além de fornecer luz, produz os chamados ventos solares, que estão carregados de partículas subatômicas de energia, o plasma, que provocam o fenômeno de luz colorida e brilhante, quando entram em contato com os campos magnéticos dos polos. As principais cores formadas são o verde e o vermelho. O verde é formado pela emissão de átomos de oxigênio em altas camadas atmosféricas. O vermelho é formado pela emissão de átomos de nitrogênio, em maior quantidade, e de oxigênio, em camadas mais baixas. Há também variaçôes do azul, que se estende a partir das colorações esverdeadas refletidas nos céus.

Deixe um comentário